A riqueza natural de Tocantins tem atraído muitos visitantes. Isso porque o local é um dos principais destinos ecoturísticos do Brasil. O antigo norte de Goiás possui clima tropical, dunas amarelas, cachoeiras e praias fluviais.

Cercado por seis estados das regiões norte, nordeste e centro-oeste, Tocantins tem culinária e cultura locais ricas e convidativas. Confira, nesse texto, 6 motivos pelos quais você deve conhecer o estado! Vamos lá?

1. Viagem para o Tocantins: A natureza é o principal atrativo

Tocantins abriga serras e dunas alaranjadas de areia fina, que chegam a 40 metros de altura. O grande diferencial são as cachoeiras, nascentes de água verde-esmeralda, rios, cânions e fervedouros — locais com águas cristalinas onde é impossível afundar.

Além disso, o estado proporciona um espetáculo raro, que é o encontro do cerrado com o pantanal e a floresta amazônica. 

2. Viagem para o Tocantins: Proporciona experiências únicas e incríveis

O estado faz fronteira com Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás e Mato Grosso. Devido à sua extensão, são muitos atrativos, diversidade de ecossistemas e culturas a serem exploradas, como é o caso das comunidades tradicionais que vivem na região.

Há também plantas nativas, como o capim dourado, que tem a cor parecida com o ouro e é muito usado em peças de artesanato. Uma das marcas do turismo no Tocantins.

3. Viagem para o Tocantins: Tem a maior ilha fluvial do mundo

A Ilha do Bananal possui forte atrativo turístico devido o seu tamanho: 20 quilômetros quadrados. Esse território é divido entre parque nacional e área indígena. Considerada a maior ilha fluvial do mundo, a ilha é contornada pelos rios Araguaia e Javaés.

4. Viagem para o Tocantins: Possui praias de rios

Banhado por dois dos maiores rios brasileiros — Tocantins e Araguaia — o estado possui uma região chamada Bico do Papagaio, na qual os rios se encontram. Há também outros quatro grandes rios e ilhas que se formam no período de estiagem.

Na capital, Palmas, as praias mais frequentadas são as do Prata, dos Arnos, do Caju e a Graciosa. Já no interior, há mais de dez opções. Além disso, as praias fluviais são ótimas para aproveitar o sol e se refrescar do calor. Você precisa conhecê-las!

5. Viagem para o Tocantins: Abriga o Parque Ecológico do Jalapão

O principal atrativo da região não poderia ser outro! São 34 mil quilômetros quadrados com chapadões, lagoas de água cristalina, impressionantes formações rochosas, rios encachoeirados, dunas e uma vegetação que mistura o cerrado (o mais bem preservado do país) e a caatinga.

Jalapão está localizado na região leste do Tocantins. Seu portal de entrada é a cidade Ponte Alta do Tocantins, a 184 km de Palmas. Os locais mais recomendados para conhecer são: Cachoeira da Formiga (água verde-esmeralda), Cachoeira da Velha (100 metros de largura e 15 de altura), Fervedouros e o Cânion Sussuapara.

6. Viagem para o Tocantins: Possui gastronomia e hospedagem diferenciadas

Devido à sua importante bacia hidrográfica, a marca da culinária são os pescados. As comidas típicas são influenciadas pelas culturas indígena, portuguesa, paulista e mineira. Entre os pratos, há:

  • arroz com pequi;
  • peixe na telha;
  • pamonhada;
  • paçoca;
  • produtos feitos com buriti;
  • e o famoso sequilho de Natividade.

Para a hospedagem, existem várias opções distribuídas entre as cidades. Porém, se você deseja ficar mais perto da natureza, hospede-se no Safari Camp, que fica próximo à vegetação e aos rios.

O turismo no Tocantins é composto pelo charme da natureza e pela vida selvagem. A alta temporada se dá no período de junho a agosto, com temperatura média de 30ºC. Caso você deseje conhecer esse destino, opte por uma agência de turismo e contrate o pacote que mais o agrade. Assim, sua viagem será completa, organizada e exclusiva!

Viu só como Tocantins oferece variados atrativos para sua viagem? Portanto, não perca mais tempo e agende uma visita a esse maravilhoso estado brasileiro! Se você tiver alguma dúvida ou deseja obter mais informações sobre o  Tocantins Turismo, entre em contato conosco! Teremos muito prazer em atendê-lo!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!