O Cânion Sussuapara é uma parada quase certa dos visitantes do Jalapão. As belezas naturais do local encantam quem passa por ele, de modo que a experiência de visitar um lugar tão bem preservado é única e renovadora. Além de ser muito arborizado e repleto de lindas vegetações naturais, a fauna desse cânion também impressiona pela vida animal presente no local. 

A seguir, veja tudo o que você precisa saber para tornar a sua visita ao Cânion Sussuapara uma experiência inesquecível!

História do local

A história do Cânion Sussuapara é muito interessante e cheia de mistérios. Primeiramente, o nome do local é fruto da grande quantidade de veados suçuapara – “veado galheiro” em tupi-guarani – que o habitavam. Hoje em dia, é bem difícil avistar esse animal na região.

Além disso, reza a lenda que o local tem propriedades místicas. Isso acontece por conta das pedras de cor branca que ficam espalhadas pelas paredes e pelo chão do cânion. Elas são coletadas pelos turistas, pois, segundo a história do local, quem pegar as pedras do chão e colar nas paredes pode fazer um pedido e ele se tornará realidade, uma vez que será realizado pelos seres que vivem na região.

Mesmo que você não acredite no mistério do local, essa atividade é muito divertida e pode ser realizada com as crianças, proporcionando, assim, um belo momento em família.

Localização

O Cânion do Sussuapara fica localizado no Jalapão, mais precisamente a 12 km da cidade de Ponte Alta. Normalmente, o local é visitado pelos turistas que optam por contratar uma agência para fazer o passeio, pois quem chega da cidade de Palmas em direção ao Jalapão passa por ele.

Como chegar

Para chegar ao Cânion Sussuapara, é preciso ir de carro, ou outro meio de transporte, do centro da cidade de Ponte Alta. Esse trajeto é de cerca de 15 km, e a estrada é de chão. Depois disso, é preciso passar por uma trilha bem pequena, com aproximadamente 100 m de distância. 

O turista que vai até o local sozinho pode encontrar alguma dificuldade para ir até o cânion; por isso, o mais recomendado é procurar por uma boa agência. Assim, você não precisa se preocupar com o trajeto e pode curtir o cânion com muito mais tranquilidade.

O que fazer no Cânion Sussuapara

Existem muitas coisas que você pode fazer por lá. A primeira é se conectar com a natureza, incluindo a fauna e flora do local. Ao chegar no Cânion Sussuapara, você encontra uma vegetação muito rica, além de diversas espécies de animais exóticos para fotografar.

Outra atividade muito legal são os banhos refrescantes que você e sua família podem tomar nas suas águas, que não são tão quentes porque os paredões de vegetação impedem quase toda a passagem do sol. Assim, essa é a opção perfeita para fugir um pouco do calor de Tocantins e curtir com a família.

Korubo: a agência que você procura para visitar o Cânion Sussuapara 

A Korubo conta com uma experiência de 20 anos e é especializada em passeios pelo Jalapão, inclusive o Cânion Sussuapara. A agência tem uma infraestrutura completa para introduzir turistas nas mais diversas atrações naturais da região. A proposta da empresa gira em torno de conectar as pessoas com a natureza, de modo que elas possam se distanciar de seus celulares e aproveitar o que o local tem de melhor.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!