O Parque Estadual do Jalapão está localizado no estado do Tocantins e contempla uma grande diversidade de belezas naturais.

Por lá, você pode encontrar dunas, fervedouros, muita vegetação e, é claro, as cachoeiras! Uma delas é a Cachoeira da Velha Jalapão. Saiba mais sobre ela!

Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha, no Jalapão, é uma das principais atrações. Devido ao grande volume de água, não é possível se banhar, por questões de segurança. Porém, a visita vale muito a pena pelas histórias e lendas que existem por lá e, com certeza, pela experiência de conhecer o local.

Essa cachoeira é a maior que o Jalapão possui, sendo que muitas pessoas até apelidaram o local de “mini-Foz do Iguaçu”. Para você ter uma ideia da dimensão, a Cachoeira da Velha conta com cerca de 100 metros de largura e 15 metros de altura!

O espetáculo é inesquecível e grandioso, e você ainda pode chegar muito próximo da atração por meio de uma passarela segura e bem estruturada. Além disso, você pode tirar lindas fotos e guardar a experiência para sempre com você!

Como chegar

Para ir à Cachoeira da Velha, no Jalapão, você deve chegar primeiro à Fazenda Triago. O caminho passa por longas estradas de terra, por isso é necessário contar com um transporte adequado, preferencialmente fornecido por uma agência de turismo.

A fazenda fica ao leste do Parque Nacional do Jalapão e pode ser acessada após 122 km de terra se você sair da cidade de Mateiros. Uma vez dentro da Fazendo Triago, é preciso passar por uma plataforma que deixa você bem perto da cachoeira.

Curiosidades

Uma curiosidade muito interessante sobre a Cachoeira da Velha é que o local onde ela está situada, o qual chamamos de Fazenda Triago anteriormente, também é conhecido como a Fazenda do Pablo Escobar. Mas não se preocupe, hoje em dia a fazenda pertence ao Tocantins e é utilizada como um ponto de parada de descanso e de passagem para a cachoeira.

Segundo a história que é contada sobre o local, Pablo Escobar era dono da fazenda e a utilizava para fins ilegais, mais precisamente para fazer o refinamento das substâncias ilícitas que comercializava. Reza a lenda que, antes de os militares chegarem ao local, os funcionários de Pablo conseguiram fugir.

Outra história diz respeito ao nome da Cachoeira da Velha. Segundo o conto popular, a “velha” era uma senhora que vivia próximo à cachoeira e gostava muito do lugar. Por conta disso, dizem que o seu espírito vive lá até hoje. Algumas pessoas até relatam ter visto esse espírito por lá!

Conheça a Cachoeira da Velha no Jalapão com a Korubo

A Korubo é uma empresa com mais de duas décadas de experiência que tem como objetivo levar o público para conhecer as belezas espetaculares do Jalapão. Os pacotes oferecidos pela Korubo são pré-formatados, de modo que você pode escolher o que mais se encaixa no seu orçamento. 

Além de conhecer a Cachoeira da Velha no Jalapão, a Korubo também te leva para visitar as dunas, os fervedouros, conta com passeios de canoagem e muito mais! Entre no site da Korubo e conheça os pacotes disponíveis!

Conheça mais sobre as belezas do Jalapão.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!