Localizado no Norte do Tocantins, o Jalapão é um dos destinos do ecoturismo mais procurados, abarcando lugares que compõem uma beleza recém-descoberta admirável. Entretanto, pouco se fala a respeito das particularidades dos locais que integram as incríveis paisagens dessa região.

Contando com territórios pouco explorados, cada ponto turístico presente na área carrega detalhes deslumbrantes. Rodeado de elementos que vão desde dunas douradas à águas cristalinas, os pontos turísticos do lugar englobam a natureza na sua mais pura essência.

Um desses pontos, o qual possibilita vivenciar o encanto pelas águas cristalinas do Jalapão, é a magnífica Cachoeira do Formiga.

Os encantos da Cachoeira do Formiga

Muito se fala a respeito das belíssimas cachoeiras encontradas nos arredores do Jalapão. Entre essas, uma das mais incomparáveis é, sem dúvidas, a Cachoeira do Formiga no Jalapão, a qual emana um intenso verde-esmeralda devido à coloração de suas águas. Ela se encontra em uma propriedade particular pertencente a remanescentes quilombolas, os quais vivem no Parque Estadual do Jalapão.

Formada por uma piscina translúcida que permite visualizar o seu fundo de areia calcária, a cachoeira possui aproximadamente oito metros de diâmetro e dois metros de profundidade máxima. Também é cercada por uma vasta vegetação nativa: samambaias, buritis e outras diversas árvores constituem a sua vista.

A piscina é concebida pela água da cachoeira, que escoa pela lateral do poço principal, além de contar com uma temperatura amena, que permite maravilhosos mergulhos. Os viajantes mais aventureiros também vão curtir experiências inesquecíveis, visto que estes poderão sentar no alto da queda d’água em meio à corredeira do Rio Formiga.

Águas verdíssimas, areia que chega a refletir o sol e muitos tons de azul: tudo isso construindo uma miscelânea de cores que formam uma paleta única. É impossível não se apaixonar por esse destino.

Como aproveitar essa experiência?

Apesar de ser o destino de ecoturismo mais cobiçado pelos turistas brasileiros, o acesso ao Jalapão não é tão simples quanto parece.

O território possui estradas de difícil acesso, já que estas são arenosas e somente com um veículo 4×4 é possível atravessá-las. Além disso, não há sinal de celular, muito menos de internet, não sendo possível consultar mapas ou outros recursos virtuais.

Evidencia-se, portanto, que a melhor maneira de deleitar-se com uma fantástica jornada no Jalapão é por meio de uma agência de turismo que exerça trabalhos de qualidade. Dessa forma, com o acompanhamento de guias e com serviços específicos prestados, os viajantes poderão aproveitar muitas experiências.

Curta o Jalapão com a Korubo

Atuando no mercado há mais de 20 anos, a Korubo é uma empresa especializada em turismo no Jalapão, contribuindo para construir cada vez mais histórias de intensas conexões com a natureza.

Oferecendo a estrutura de um Safári Camp, nós garantimos total conforto e segurança. Os deslocamentos são realizados em veículos 4×4 apropriados, nos quais você observará paisagens fascinantes.

No Safári Camp, você também poderá participar de diversos passeios, como as excursões para dunas, cachoeiras e visita ao povoado local.

Conte com a Korubo para realizar seus sonhos, permitindo-se conhecer a tão comentada Cachoeira do Formiga e outros lugares, construindo memórias eternas!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!