Entre os atrativos turísticos das belezas brasileiras há o parque estadual do Jalapão, o maior do Tocantins e onde é possível realizar atividades que imergem o turista na natureza paradisíaca da reserva. Uma das mais populares atrações é a canoagem no Rio Novo. 

O Jalapão

Localizado a 350 quilômetros de Palmas, capital do estado, o parque de mais de 150 mil hectares atrai milhares de pessoas, que, por meio do ecoturismo, entram em contato com fervedouros (nascentes com água borbulhante), duas cachoeiras (da Formiga e da Velha), um cânion, um conjunto de dunas e até mesmo cartões postais como a Pedra Furada.

Outras atividades, como trilhas, flutuação no Rio Novo e a canoagem, sobre a qual falaremos adiante, também fazem parte dos roteiros de visitação.

Canoagem no Jalapão

O percurso pelo Rio Novo, um dos últimos rios de água potável do mundo, conta com 4,8 quilômetros de extensão, partindo de uma das pequenas praias que existem às margens do curso d’água. O trajeto, compatível com pessoas iniciantes na prática da canoagem, pode ser realizado em cerca de duas horas. 

Ainda visando a esse público específico, majoritário entre os visitantes, um rápido treinamento é feito, com a finalidade de estabelecer familiaridade com o uso dos remos, equipamentos de segurança (fornecidos no local) e com as regras de navegação. Somente após todos os participantes se apropriarem dos procedimentos de condução do caiaque, a descida do rio é iniciada, sempre com o acompanhamento de guias.

No decorrer do caminho, devido à sua tranquilidade, é possível observar toda a beleza da fauna e flora presentes na reserva. Em determinados trechos é possível, inclusive, deixar o avanço do caiaque por conta da correnteza, favorecendo ainda mais a fruição da atmosfera tropical. 

Apesar disso, existem durante a descida corredeiras pontuais, que, apesar de leves, entretêm o turista.

Dicas

Veja algumas dicas para o canoísta de primeira viagem:

  • Não reme sozinho;
  • Se possível, leve uma câmera à prova d’água;
  • Leve roupas extras;
  • Não esqueça a garrafa de água;
  • Sempre esteja em posse de um colete salva-vidas e demais itens de segurança;
  • Use mais de uma camada de roupas: por baixo uma mais leve, por cima roupas impermeáveis;
  • Use calçados leves;
  • Use protetor solar e bonés.

A Korubo

A empresa está há 20 anos no mercado, e sua missão é simples: apresentar a reserva de Jalapão ao público, de forma a proporcionar uma experiência única e desligada do cotidiano a partir do contato com as riquezas naturais do nosso país. 

A Korubo é especialista em glamping, isto é, um estilo de camping personalizado, acrescido de alguns serviços comuns em resorts. Dessa forma, o turista não necessita de se equipar com sua própria barraca e outras preparações necessárias à modalidade comum, gerando mais comodidade.

Portanto, são oferecidos pacotes pré-formatados que, de acordo com as especificidades de cada um, engajam o turista nas diversas atividades listadas brevemente, além da canoagem. Em acréscimo, são oferecidas equipes de resgate, guias e veículos de apoio em caso de atolamento ou de situações semelhantes.

Venha conhecer as belezas de Jalapão!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!