Às vésperas do embarque, os turistas quase sempre são tomados por um entusiasmo contagiante. Todavia, tão importante quanto definir as atrações que você pretende visitar, é se atentar a uma série de providências que devem ser tomadas antes de colocar o pé na estrada.

Por descuido ou falta de tempo, muitos cuidados acabam sendo negligenciados. Mas você sabia que um checklist para viagens pode evitar muitas dores de cabeça? Neste post, vamos explicar em alguns passos como realizar esse procedimento. Confira!

1. Organize seus documentos

A preocupação com os documentos deve encabeçar a lista de prioridades de um viajante. Para facilitar, recomenda-se que eles sejam guardados em uma pasta que você tenha fácil acesso durante todo o deslocamento.

Adicionalmente, como medida de precaução, a sugestão é que você fotografe e tire cópias de seus documentos. Caso haja alguma criança viajando com você, verifique se há necessidade de uma autorização especial.

Em caso de viagens internacionais, consulte as regras específicas do destino que você pretende visitar. Mas via de regra, informe-se com antecedência sobre os procedimentos comuns na imigração.

Fique atento a data de validade de seu passaporte e visto, além de certificar-se que a data de emissão está dentro do período exigido pelo país em questão.

2. Leve apenas o essencial nas malas

Arrumar as malas nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. Tudo depende, basicamente, de quantos dias você ficará longe de casa e para qual região você está indo.

A orientação, neste caso, é levar apenas o que for, de fato, essencial. Leve em conta que é, praticamente, inevitável não fazer compras durante a viagem. Atente-se, inclusive, para o limite de peso das bagagens.

Uma dica bem prática é consultar os sites de previsão do tempo. Embora essas projeções não sejam infalíveis, elas poderão sinalizar qual o tipo de vestuário que você deve priorizar.

Por mais precaução que você tenha, não há necessidade de levar uma infinidade de agasalhos se a viagem for feita no verão, para um local onde há escassez de chuvas, por exemplo.

Na contramão, carregadores de celular e itens de higiene pessoal são objetos que não podem faltar na mala.

3. Antecipe-se aos imprevistos

Todo turista deve ter em mente que uma série de imprevistos podem acontecer durante o passeio. Para a saúde, é aconselhável contratar um seguro saúde viagem. Mais do que um gasto necessário, essa é uma precaução muito importante.

No seu checklist para viagens, verifique, também, se a sua carteira de vacinação está em dia — especialmente quando o seu destino é região de alguma doença endêmica. Imunize-se com a antecedência necessária para que a dose consiga produzir os anticorpos em seu organismo.

Quanto ao seu dinheiro, evite guardar toda a quantia que você dispõe em um único compartimento. O ideal é que esse montante seja repartido em vários pequenos esconderijos. Se o hotel tiver cofre, esta pode ser uma boa opção para você não precisar sair com mais do que o necessário.

Por fim, se você vai viajar de carro, é muito importante que seja feita a manutenção preventiva do veículo, em uma oficina de sua confiança. Certifique-se, também, de garantir que a sua residência fique em segurança durante o período em que estiver ausente.

Além destas dicas, vale lembrar que muitas outras providências devem ser tomadas. Para não esquecer de nada importante, a dica é organizar listas por meio de aplicativos para celular e enviar lembretes para você mesmo, via e-mail.

Com certeza, fazendo o checklist para viagens a sua viagem será muito mais tranquila! Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas redes sociais e ajude os seus amigos a planejar as próximas férias!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!