Sustentabilidade, preservação, conscientização. Os conceitos que rodeiam o ecoturismo mostram que ele incorpora os princípios de um turismo alternativo, o qual incentiva a conservação dos patrimônios naturais e culturais. 

A expansão desse campo é imprescindível para a valorização do meio ambiente, sobretudo quando falamos do território brasileiro, que engloba a maior biodiversidade do mundo e um rico patrimônio histórico-cultural. Dessa forma, é possível incentivar a educação ambiental, garantindo o bem-estar das populações locais. 

Os benefícios do turismo sustentável 

É evidente que o ecoturismo carrega inúmeras vantagens, principalmente quando o comparamos às práticas tradicionais seculares que exploraram diversas regiões. 

Em primeiro lugar, a sua realização diminui drasticamente os impactos que as visitas poderiam causar no local, defendendo a natureza e os demais patrimônios. Desse modo, não só a consciência ambiental é adquirida, mas também o respeito, criando um terreno fértil para o cultivo da empatia. 

Também é possível fugir do estresse provocado pelo caos dos grandes centros urbanos. Diante do contato direto com a natureza em sua essência, podemos revigorar as nossas energias e passar por novas experiências, relaxando o nosso corpo e estimulando a nossa criatividade. 

Outro ponto essencial consiste no fato de que muitas histórias ganham ainda mais força por meio de seu compartilhamento. Desse modo, o turismo ecológico pode ser capaz de permitir o maior reconhecimento de culturas e valores ancestrais, auxiliando a sobrevivência de tradições que por muito tempo foram desvalorizadas, ou, até mesmo, completamente apagadas. 

Jalapão: um paraíso inexplorado 

Dispondo do protagonismo da natureza, o Brasil abarca uma beleza enciclopédica, fazendo com que o ecoturismo continue crescendo de maneira meteórica. Um dos lugares mais propícios para a sua prática é o Jalapão.

Em meio a águas cristalinas e dunas reluzentes, o local se encontra no norte do estado de Tocantins, encantando qualquer viajante que esteja em busca de momentos mais do que especiais. 

Tratando-se de uma região recém-descoberta, o Jalapão é marcado pela presença de diversas unidades de preservação, tais como o seu Parque Estadual e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Isso faz com que o turismo no Jalapão seja a pedida perfeita para quem quer aproveitar a natureza do seu próprio jeito. Isso porque os turistas podem aproveitar experiências que agradam tanto os que desejam relaxar quanto os mais aventureiros, que podem praticar canoagem e explorar diferentes trilhas. 

Para quem pensa em ir sozinho, é importante saber que o local tem difícil acesso devido às suas estradas arenosas e mal sinalizadas, além de não haver pontos de acesso à Internet. Por isso, é fundamental contar com uma agência de turismo no Jalapão especializada para que você possa aproveitar ao máximo os encantos deste paraíso natural. 

turismo no Jalapão

Viva experiências únicas com a Korubo!

Com mais de 20 anos de atuação no mercado do ecoturismo, a Korubo é uma empresa de turismo no Jalapão que oferece a estrutura ideal para quem quer curtir uma viagem inesquecível

No Safari Camp Korubo, situado na beira do Rio Novo e cercado pelo verde das florestas, é possível desfrutar do conforto de tendas com instalação fixa e experienciar uma hospedagem autêntica. Também contamos com veículos seguros e adequados para transitar pelas estradas, passando por paisagens exuberantes. 

Além disso, você poderá conhecer os pontos mais encantadores da região por meio dos nossos passeios, com expedições às dunas, cachoeiras, visitas aos povos locais, entre outras jornadas incríveis. 

Conheça mais a respeito do turismo no Jalapão e conte com a Korubo para construir memórias!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!