Se você é um amante do ecoturismo, é possível que já tenha ouvido falar do Jalapão ou da Chapada Diamantina, dois dos mais belos destinos turísticos do Brasil. 

Eles são metas nas listas de viagens de muitos aventureiros por aí, mas, ainda que proporcionem um maior contato com a natureza, eles oferecem experiências bem diferentes. Por isso, é bom saber todas as informações sobre os destinos antes de decidir qual deles visitar primeiro.

Neste artigo, falaremos sobre as principais características de ambos os lugares para te ajudar nessa importante escolha. Preparado para conhecer o seu próximo destino de viagem? Então, vamos lá!

Onde fica o Jalapão? 

Quando falamos em Jalapão, estamos nos referindo ao Parque Estadual do Jalapão, uma área de conservação ambiental protegida pelo estado do Tocantins. A região engloba diversos municípios, já que conta com 34 mil km². 

O Jalapão é considerado um dos maiores blocos de vegetação nativa que restaram no Brasil. 

O Parque Estadual do Jalapão está a 171 km da capital do estado, Palmas. O local é isolado, por isso, turistas interessados em conhecer as maravilhas da região podem optar por uma forma mais confortável e segura contratando uma agência de turismo especializada em Jalapão

A dificuldade de acesso contribui para manter a exclusividade do destino, assim como prolongar a preservação do local. 

O que fazer no Jalapão?

O Jalapão tem atrações para aqueles turistas que procuram uma aventura, mas também para aqueles que só querem descansar e se reconectar com a natureza. 

Dentre as atrações, existem diversas trilhas (com dificuldade leve a moderada), grutas, cachoeiras e até mesmo um rio de água potável. Veja, a seguir, alguns dos principais atrativos do Jalapão.

  • Cânion da Suçuapara;
  • Fervedouro do Soninho, uma exclusividade da Korubo;
  • Fervedouro do Ceiça-Glorinha;
  • Cachoeira da Formiga;
  • Dunas do Jalapão;
  • Pedra Furada;
  • Lagoa do Japonês;
  • E muito mais!

A Korubo, por exemplo, também oferece atividades extras, como a canoagem e a visitação de atrações exclusivas.

Onde fica Chapada Diamantina?

A Chapada Diamantina, localizada no interior da Bahia, também é um dos grandes destinos do ecoturismo brasileiro. Com 38 mil km² de extensão, o lugar também conta com uma reserva ambiental, o Parque Nacional da Chapada Diamantina. 

Aqueles que desejam visitar o local chegam primeiramente à cidade de Lençóis, que fica a 430 km de Salvador, a capital do estado. Turistas podem chegar à Chapada Diamantina de carro, ônibus ou diretamente de avião.

O que fazer na Chapada Diamantina?

Assim como o Jalapão, a Chapada Diamantina tem muitas opções de atividades para turistas que desejam estar mais perto da natureza. Veja algumas delas na lista que preparamos. 

  • Morro do Pai Inácio;
  • Cachoeira da Fumaça;
  • Cânions;
  • Cachoeira do Buracão;
  • Praia do Serrano;
  • Poço Azul;
  • Trilha do Vale do Pati;
  • E muito mais!

O local conta, ainda, com diversas trilhas e muitas outras cachoeiras. O sonho de todo ecoturista, não é mesmo?

Jalapão ou Chapada Diamantina: qual escolher? 

Escolher o Jalapão ou Chapada Diamantina não é uma tarefa nada fácil, afinal, esses são dois destinos brasileiros incríveis, atraindo muitos turistas ao redor do mundo.

No final das contas, escolher por um destino, ou outro, vai depender de diversos fatores, tais como o tempo planejado de estadia ou orçamento para a viagem, por exemplo. 

A Korubo é uma agência de viagens especializada em Jalapão, por isso podemos explicar um pouco melhor qual o tipo de experiência que você poderá esperar ao se hospedar conosco. 

Ao contrário dos hotéis tradicionais que você encontra em outros destinos, ao visitar o Jalapão com a Korubo, você estará hospedado em um Safari Camp localizado no coração da floresta. 

Mas não se preocupe, nossas instalações oferecem camas confortáveis, banhos aquecidos, banheiros privativos e muitos outros confortos.

Conosco, você será cuidado em todas as etapas do processo, já que nossos pacotes incluem alimentação, hospedagem e locomoção entre todos os passeios. Está pronto para reservar a sua viagem? Visite nosso site agora e confira nossos pacotes.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!