Se você é daqueles que só consegue descansar de verdade quando está em contato com a natureza, é provável que o Jalapão e Jericoacoara já estejam na lista do seu próximo destino de férias. 

Esses são dois belíssimos tesouros do turismo brasileiro, mas oferecem experiências completamente diferentes para os entusiastas do ecoturismo. Se você precisa de ajuda para decidir entre o Jalapão e Jericoacoara, basta continuar acompanhando este artigo, temos muitas dicas para compartilhar. 

Onde fica o Jalapão? 

O Jalapão é uma área de conservação ambiental que fica na região leste do estado do Tocantins, a cerca de 195 km da capital do estado, Palmas. Com 158.970,95 hectares de extensão, o Jalapão se estende pelas cidades de Mateiros e São Félix do Tocantins. 

Visitantes devem chegar por meio do principal aeroporto do estado, o Brigadeiro Lysias Rodrigues, a 20 km do centro da capital. O trajeto até o Jalapão é composto, em sua maior parte, por estradas de terra

Essa característica torna o acesso mais difícil, mas também ajuda a preservar a beleza natural do local.

O que fazer no Jalapão?

Se você busca experimentar a natureza de forma mais profunda e completamente diferente, o Jalapão é o destino certo para isso. No Jalapão existem diversas atividades em cachoeiras, rios e fervedouros – nascentes fluviais onde é impossível afundar. 

O glamping também é um forte atrativo do Jalapão. Essa é uma modalidade de acampamento com confortos. No glamping, os visitantes não devem trazer suas próprias barracas, já que contam com uma estrutura de quartos, banheiros, refeitórios e salas de banho. 

Essa é uma ótima opção para aqueles que já estão cansados das experiências tradicionais que hotéis e pousadas oferecem, mas não abrem mão do conforto, mesmo em meio à natureza. 

Visitantes também podem realizar trilhas pelas belas paisagens do Jalapão, ver o pôr do sol nas famosas dunas da região, assim como praticar a canoagem em um dos últimos rios de água potável do mundo.

Onde fica Jericoacoara?

Conhecida pelas suas belíssimas praias, Jericoacoara é uma vila localizada na cidade cearense de Jijoca de Jericoacoara. No total, 300 km separam a capital do estado, Fortaleza, das praias de Jericoacoara. 

Apelidada carinhosamente de “Jeri” pelos turistas, Jericoacoara é um destino de férias muito popular, demandando que a reserva de hotéis e passeios seja feita com bastante antecedência

Turistas podem chegar ao local por meio do Aeroporto Regional de Jericoacoara (JJD), localizado na cidade de Cruz, ou pousar no Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR).

O que fazer em Jericoacoara?

Jericoacoara tem lindas praias e oferece uma grande variedade de atrações, tais como bares, restaurantes, lojas e outros centros comerciais típicos. Turistas interessados em aprender a velejar também poderão praticar o esporte nas praias de Jeri, que têm ventos fortes durante todo o ano. 

Jericoacoara também abriga muitas praias, lagoas e outras atrações na água. Visitantes poderão contar com uma estrutura relativamente sofisticada de restaurantes e comércio em torno das praias mais famosas. 

Jalapão ou Jericoacoara: qual escolher?

Como você pode perceber, Jalapão e Jericoacoara têm poucas coisas em comum, exceto pelas suas belezas naturais. Enquanto as praias de Jericoacoara são perfeitas para aqueles que ainda não conhecem o Nordeste do Brasil, o Jalapão oferece uma experiência diferenciada, de maior conexão com a natureza. 

Aqueles que visitam o Jalapão com a Korubo podem, ainda, ter acesso a passeios exclusivos, como a canoagem pelo Rio Novo e a visita ao Fervedouro do Soninho. Além disso, você poderá contar com toda a estrutura do Safari Camp Korubo, sendo cuidado a cada etapa da sua viagem. 

Visite nosso site e conheça agora os nossos pacotes all-inclusive.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!