Viajar é sempre uma delícia, concorda? Entretanto, sair de casa por um tempo exige um planejamento com passagens, hospedagem, roteiros. E não para por aí: você sabe arrumar a mala para viagens longas?

Pois é! Está aí mais um item importantíssimo para ser planejado: a mala. Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas para você não errar na hora de arrumá-la para uma viagem longa. Confira!

Faça um planejamento

Mesmo que a mala seja um dos itens da sua viagem, arrumá-la envolve planejar algumas coisas. Ela não deve ser preparada na última hora, momentos antes de sair de casa.

O melhor a fazer é começar a pensar no que levar e separar as peças alguns dias antes. Dessa forma, você tem tempo de lembrar de itens que passariam despercebidos e eliminar outros totalmente inúteis.

Faça uma lista e verifique se as peças que você quer levar estão limpas e passadas. Descobrir no último momento que aquela sua roupa preferida está suja é uma grande frustração.

Escolha as peças com sabedoria

Pesquise o clima do local de destino e escolha as peças baseando-se nessa informação. Entretanto, ainda que esteja um sol “de rachar”, é importante incluir uma calça e um casaco. Afinal, nunca se sabe.

Outro fator importante depois do clima é o estilo da viagem. Se você não vai a algum evento formal, não há motivos para levar um terno, por exemplo. Escolha as peças de acordo com os lugares que vai frequentar.

Além disso, opte por cores neutras ou que combinem entre si. De nada adianta levar aquela peça que você acha linda, mas que não combina com nenhuma das outras que está levando.

Conte com a ajuda de organizadores

Separe as roupas e outros itens em saquinhos de pano. Para peças muito volumosas, invista em embalagens a vácuo. Não se esqueça de levar também sacos extras, para eventuais compras.

Dessa forma, você se organiza melhor e evita “perder” itens dentro da mala. Também ficará mais fácil de arrumá-la para ir de um destino a outro, caso sua viagem inclua outros lugares.

Não exagere

É normal que você queira levar praticamente todo o seu guarda-roupa. Mas, se você fizer isso, logo nos primeiros dias de viagem, já vai sentir vontade de se livrar de muita coisa.

Escolha as opções mais práticas de roupas e não caia na tentação de levar mais que o necessário. Manter um espaço vazio na mala é importante, pois você certamente fará compras. Onde levá-las, então, se a mala já estiver abarrotada?

Leve uma mochila dobrável

Se a sua viagem incluir mais de um destino, uma mochila dobrável dentro da mala é uma boa pedida. Caso você vá se fixar em uma cidade e, a partir de lá, sair para outros destinos, a mala pode ficar no hotel. Você coloca na mochila somente o que vai precisar e viaja mais “leve”.

Caso não exista essa possibilidade, alguns lugares contam com lockers específicos para guardar suas malas até o retorno à cidade-base.

Gostou das nossas dicas para arrumar a mala para viagens longas? Leia também estas, para não perder muito tempo nessa tarefa.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!