Quem não gosta de ganhar presente? É tão bom que, algumas vezes, temos vontade de “fazer um agrado” a nós mesmos. E se presentear com viagem pode ser tão bom (ou melhor) do que investir em coisas materiais.

Não estamos dizendo que não seja bom ganhar uma roupa, um calçado ou aquele celular dos sonhos, mas o dinheiro empregado em viagens traz um retorno que o tempo e as circunstâncias jamais poderão tirar de nós: experiências, lembranças, crescimento pessoal… tudo isso vem no pacote quando nos abrimos ao novo.

Se você ainda tem dúvidas, listamos abaixo alguns motivos pelos quais você deveria dar a si mesmo uma viagem de presente. Confira!

É cientificamente comprovado

Uma pesquisa da Universidade de São Francisco mostrou que a maioria das pessoas considera que experiências de vida trazem um maior nível de bem-estar do que bens materiais e, portanto, essa é a melhor forma de investir dinheiro.

É como se a sensação do momento em que se adquire uma viagem ou um bem material fosse a mesma, mas a satisfação com bens materiais diminui com o tempo, enquanto a da viagem só aumenta.

Outra pesquisa do Harris Group descobriu que pessoas da geração millenials valorizam mais investir o dinheiro em experiências de vida do que em bens materiais. Não é a toa que hashtags relacionadas a viagens estão “bombando” nas redes.

Traz sensações duradouras

Você se lembra o que ganhou no seu aniversário do ano passado? Provavelmente não, ou acabou se lembrando após forçar um pouco a memória. Mas, certamente, lembrar-se da viagem que você ganhou há 3 anos atrás não exigiu nenhum esforço.

Aposto que você se lembra até do gosto dos pratos que experimentou. E do cheiro dos lençóis do hotel, acertei? Pois bem, a experiência de uma viagem produz lembranças mais duradouras do que qualquer bem material. E a cada vez que você se lembra, você revive também as sensações de prazer.

Representa crescimento pessoal

Sair da zona de conforto é sempre um grande desafio. E uma viagem o coloca diante do desconhecido. Especialmente para quem viaja sozinho, ver-se em um lugar estranho o coloca sob a necessidade de “se virar”. Isso também acontece com quem viaja acompanhado: nesse caso, os desafios são enfrentados juntos.

Dessa forma, um viajante passa por situações que jamais passaria se nunca tivesse deixado a sua “terra” em busca de novas experiências. E isso traz maturidade e crescimento pessoal.

Não é despesa, é investimento

Nas gerações passadas, as pessoas encaravam viagens como custos desnecessários. Entretanto, com o passar do tempo, criou-se uma ideia de que viagem não é uma despesa, mas sim um investimento pessoal.

Isso porque o retorno material deixou de ser o mais importante para a vida das pessoas. Coisas que trazem benefícios psicológicos e emocionais passaram a ser vistas como investimentos, capazes de melhorar a qualidade de vida e a capacidade de lutar por novos objetivos.

Viu só por que você deveria se presentear com viagem? Compartilhe este post em suas redes sociais e mostre também aos seus amigos o quanto viajar é benéfico.


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!