Lindas paisagens, natureza preservada, diversidade de atrativos e muita aventura — essas características descrevem um passeio perfeito para você? Então, fique com a gente para conhecer seu próximo destino inesquecível: o Jalapão!

Localizado no Tocantins, ele faz parte do cerrado brasileiro e, na verdade, não é um lugar específico, mas o conjunto de vários municípios junto ao Parque Estadual do Jalapão.

Com uma área de 34 mil quilômetros quadrados, é um destino ainda pouco explorado, que reserva inúmeras surpresas para os amantes de natureza, como as famosas dunas, a Prainha do Rio Novo Jalapão, a Cachoeira do Formiga, os fervedouros e a Serra do Espírito Santo.

A seguir, vamos dar algumas dicas importantes para uma estadia proveitosa, indicando inclusive a melhor época para visitar o Jalapão. Confira!

Onde ficar?

A principal cidade para se hospedar é Mateiros, que fica a 300km de Palmas. Outras opções são Ponte Alta, São Félix e Novo Acordo. 

Há opção de ficar em um Safari Camp, bem no estilo safari. A Korubo Expedições é pioneira nesse tipo de atração e conta com acomodações à beira do Rio Novo, o que permite uma imersão na Natureza.

Qual a melhor opção de locomoção?

Como dissemos, trata-se de um destino de natureza preservada, o que indica que nem sempre as estradas serão das melhores. Por isso, a opção mais acertada é contratar um serviço com guia, que já inclui um veículo 4×4, já que as estradas, além de nem sempre serem bem sinalizadas, são muito difíceis para carros simples de passeio.

Mas não pense que você vai passar a maior parte do tempo fazendo longas caminhadas para chegar aos atrativos turísticos. A maioria das atrações conta com acesso próximo de carro. Por isso, não é necessário caminhar muito, mas sim contar com um veículo preparado para as características da região.

A exceção é a Serra do Espírito Santo, que exige uma subida íngreme de 1km, mas garante uma vista incrível das dunas e do característico platô de arenito.

Qual a melhor época para ir?

A resposta para essa pergunta é simples: o ano todo! Isso porque o clima é sempre agradável, com variação pequena de temperatura. O que determina a escolha é o tipo de passeio que você quer. Vamos entender isso melhor agora.

O período de seca vai entre maio e setembro — quase não há chuva, os dias são quentes e as noites frias.

Como o céu azul predomina, essa época é ideal para quem curte . Nos meses iniciais da seca (maio e junho), a umidade ainda não é tão baixa — o que permite um clima mais agradável para caminhadas — e a paisagem ainda está verde em decorrência do período chuvoso anterior.

A estação chuvosa vai de novembro a março, com auge em janeiro. É quando os dias são mais amenos e as noites mais quentes. As chuvas são em forma de pancadas e não chegam a atrapalhar os passeios. Há bastante formação de arco- íris e a paisagem fica mais verde.

As altas temporadas costumam ser nos feriados e nas férias de janeiro e julho. Ou seja, você vai encontrar mais turistas nesses períodos, o que não quer dizer necessariamente superlotação que cause incômodo, já que se trata de um destino que ainda está sendo descoberto.

Percebeu a diversidade e beleza que aguardam você? Como vimos, a melhor época para visitar o Jalapão é o ano todo, o que influencia é o tipo de viagem. Por isso, entre em contato conosco e diga o que você busca! Estaremos prontos para oferecer a melhor opção para que sua viagem seja inesquecível!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!