O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 2001 e fica localizado em Tocantins. Esse é o destino número um na lista dos turistas entusiastas de ecoturismo. Com suas paisagens incríveis e atrações para toda família, não poderia ser diferente. 

No entanto, saber exatamente a época do ano ideal para viajar é importante, afinal, o clima é um aspecto crucial de toda viagem.

A seguir, detalhamos todas as informações mais importantes sobre o clima do Jalapão e te ajudamos a escolher a época perfeita para visitar o destino. Vamos lá? 

Melhor época para viajar para o Jalapão

O Jalapão é um destino que recebe turistas durante todo o ano, mas, é claro, existe uma época mais propícia para aproveitar todas as suas atrações. O clima da região se divide entre períodos mais secos e chuvosos, sem uma variação de temperatura muito brusca. 

Entenda mais sobre o clima no Jalapão nos tópicos abaixo. 

Período de chuva

O Jalapão é um destino tropical e, por isso, as chuvas se concentram nos períodos mais quentes do ano, durante o verão. Sendo assim, o mês de janeiro, por exemplo, é o auge da estação de chuvas na localidade.

Já as temperaturas não costumam variar tanto. Apesar disso, as chuvas tornam o clima mais agradável e úmido para turistas que se aventuram pelo Jalapão nessa época. 

Chuvas moderadas também ajudam na locomoção, já que tornam as estradas de areia mais compactadas e evitam atolamentos.

Período mais seco

A estação de poucas chuvas costuma acontecer entre os meses de maio e setembro no Jalapão. Por ter um clima seco, as temperaturas sobem durante o dia – sendo ideais para os passeios em cachoeiras e fervedouros – e caem durante a noite. 

O clima seco é ideal para assistir ao famoso pôr do sol da região, já que a visibilidade da atmosfera fica mais clara. O mês de julho tem a menor incidência de chuvas e coincide com o período de desabrochar dos ipês. Enquanto isso, setembro é o período de colheita do capim dourado, uma das matérias-primas dos itens de artesanato mais populares da região. 

Durante o período sem chuvas, a areia das estradas fica mais traiçoeira, fazendo com que motoristas inexperientes evitem o destino. Dessa forma, carros com tração nas quatro rodas – como os da Korubo, por exemplo – são mandatórios. 

Clima mais ameno

Se você quer fugir das chuvas e do calor intenso, o Jalapão também tem um período de clima mais ameno. Normalmente, entre o final de maio e julho, as temperaturas costumam abaixar, mas sem que ocorram chuvas. 

A temperatura média anual é de 27 ºC, mas, durante os dias mais quentes, a sensação térmica pode ser muito maior. Por via de regra, prepare-se para estar ao sol durante sua estadia no Jalapão. 

Procure sempre levar protetor solar, blusas com proteção UVA e UVB, óculos de sol e chapéus. Durante os períodos mais secos, levar um casaco leve pode ser uma boa pedida, já que as temperaturas caem durante a noite. 

Não importa a estação, conhecer o Jalapão com a Korubo é a melhor escolha!

A Korubo é uma das mais experientes e tradicionais agências de turismo do Jalapão. Isso quer dizer que somos especialistas em proporcionar a melhor experiência para nossos turistas, faça chuva ou faça sol. 

Venha mergulhar na natureza e conhecer um dos mais belos destinos naturais do Brasil com todo conforto e segurança que só a Korubo pode oferecer. Visite nosso site e confira nossos pacotes!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!