Um dos maiores prazeres de viajar a destinos com paisagens naturais ricas em biodiversidade é a realização de trilhas e caminhadas. 

O Jalapão é um prato cheio para aqueles que curtem esse tipo de programa, tendo atividades interessantes tanto para os turistas mais aventureiros quanto para aqueles que querem relaxar e curtir a família. 

A seguir, leia algumas das principais dicas para que você – seja lá qual for seu perfil de viagem – tire o máximo de proveito das trilhas e belezas naturais do Jalapão. Vamos nessa? 

Principais atrações

O Jalapão é uma reserva natural localizada no Tocantins. Sua extensão é gigantesca e recheada de atrações naturais, como fervedouros, dunas de areia quentinha, cachoeiras e piscinas naturais por todos os lados. 

Com um cenário praticamente intocado pela ação humana, suas atrações não contam com estradas pavimentadas que se ligam, apenas trilhas e estradas de terra – estas, no entanto, não são extremamente desafiadoras mesmo para aqueles que se consideram fora de forma. 

Conheça melhor algumas das principais atrações desse destino: 

trilha no Jalapão

Cânion do Sussuapara

O Cânion do Sussuapara normalmente é uma das primeiras paradas no itinerário de visitantes do Jalapão. Seus paredões têm até 12 metros de altura e escondem uma cachoeira e piscinas naturais que duram o ano todo, mesmo durante a seca. 

A trilha que leva a essa atração é mais tranquila quando realizada com um sapato fechado e impermeável. 

trilha no Jalapão

Fervedouro do Ceiça

Fervedouros são piscinas de águas naturais em que a água é jorrada ininterruptamente de seu solo, impedindo que se afunde. A nascente do Fervedouro do Ceiça é de alta pressão, proporcionando momentos divertidos para os visitantes. 

Sua extensão é cercada por bananeiras que garantem uma sombra extra, tendo a capacidade máxima de dez pessoas por vez. 

Aqueles que visitam o Fervedouro do Ceiça não podem esquecer das máscaras de mergulho e câmeras fotográficas à prova d’água para observar e registrar toda a biodiversidade que se esconde em suas águas esverdeadas. 

Trilhas: o que eu preciso saber? 

As trilhas que cortam o Jalapão são, em sua maioria, curtas e planas. A mais desafiadora é a que leva para a Serra do Espírito Santo, um dos pontos preferidos dos turistas que desejam ver o pôr do sol em grande estilo.

Ainda assim, todas elas são bem sinalizadas e amparadas por profissionais, como os da Korubo, que estão trabalhando a todo tempo para garantir uma boa experiência aos turistas. Os viajantes mais sortudos que realizam uma trilha no Jalapão podem observar a aparição de alguns animais durante o percurso, como o lobo-guará, o veado campeiro, camaleões e outros.

Itens como repelente, protetor solar e roupas com proteção UV são essenciais. Também vale lembrar que as pausas para fotos e hidratação são constantes, espalhando-se por toda a extensão das trilhas. 

Por que viajar para o Jalapão? 

O Jalapão é um dos destinos mais ricos em biodiversidade que o Brasil pode oferecer, e experimentá-lo é uma experiência ímpar, que realmente muda a vida de muitos viajantes. Suas belezas naturais e paisagens são praticamente intocadas pela ação humana – mas ficar hospedado no Jalapão não é mais sinônimo de desconforto. 

A Korubo é uma empresa com mais de 20 anos de expertise em viagens a esse destino, tendo a estrutura certa para oferecer aos turistas uma das melhores experiências que se pode encontrar. Sua equipe especializada está sempre a postos, seja durante uma trilha no Jalapão ou na locomoção entre destinos, com carros de uso exclusivo de seus clientes. 

Descubra todas as maravilhas do Jalapão com a Korubo!

Veja mais: Dunas do JalapãoCachoeira da velha JalapãoEmpresa de turismo JalapãoCachoeira da formiga Jalapão

 


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!