Quem não ama viajar, certo? É difícil encontrar alguém que não se encante por um agradável passeio a fim de sair da rotina ou para aprender sobre novas culturas, afinal, viagens bem-programadas agregam muito valor à vida.

Porém, se você está com vontade de fazer algo diferente no seu próximo descanso, mas sem perder o contato com a natureza, que tal apostar no turismo de aventura? Caso não saiba do que se trata, fique calmo! Neste post, explicamos tudo o que você precisa entender para ter uma viagem excelente e segura. Confira!

O que é o turismo de aventura?

O turismo de aventura se contrapõe ao turismo convencional, que é aquele em que as pessoas buscam o sossego, seja na praia, em uma fazenda ou em outro destino. Como o próprio nome já diz, ele é ideal para quem está em busca de um passeio mais ativo. Em vez de ficar deitado escutando o vai e vem das ondas ou o cantar dos pássaros, nesse tipo de viagem você fará mergulhos, trekking, escalada, voo de parapente, entre outros.

Um outro ponto característico dessa prática é que ela não envolve atividades competitivas, mas sim recreativas. O objetivo final, sem dúvida, é você desbravar a natureza e se divertir de forma consciente.

É importante saber que para realizar esse tipo de turismo não é necessário fazer algo muito radical. É preciso entender as limitações do seu corpo, pois nem todo mundo tem preparo físico para práticas muito cansativas. Além disso, é fundamental ficar atento a questões relacionadas à segurança das atividades.

Quais são os principais cuidados necessários?

Esse tipo de turismo requer alguns cuidados, pois as atividades envolvem um certo grau de perigo. Porém, é o denominado risco controlável, ou seja, existe a probabilidade da ocorrência de algum tipo de acidente, mas ela é reduzida quando você utiliza equipamentos corretos e conta com o auxílio de um instrutor capacitado.

Dessa forma, os principais cuidados necessários para realizar o turismo de aventura são:

1. Usar equipamentos seguros

Para a prática segura das atividades, é essencial estar com equipamentos que obedeçam às normas mínimas de segurança que a ABNT exige. Atualmente, essas regras estão muito rigorosas, devido ao crescimento do turismo de aventura. Alguns itens que não podem faltar são: recursos de comunicação e de orientação, insumos para primeiros socorros, capacete, luvas, colete salva-vidas, entre outros, que dependerão do que for ser praticado.

2. Procurar uma empresa capacitada

Esse é um ponto de grande importância, pois uma empresa de qualidade dificilmente oferecerá equipamentos ruins. Antes de contratar os serviços, é preciso verificar se o estabelecimento tem autorização de funcionamento e se atende aos requisitos traçados pela ABNT (NBR ISO 21101).

3. Fazer uma alimentação adequada

Esta dica depende exclusivamente de você! Não tente realizar as atividades sem se alimentar bem, pois há um grande risco de você se sentir mal. Coma frutas, carboidratos e proteínas, e não se esqueça de levar um lanchinho saudável na sua bolsa. Outro detalhe importante é beber muita água para manter o corpo hidratado.

Qual é a diferença entre turismo de aventura e ecoturismo?

É muito comum surgirem dúvidas sobre a diferença entre esses dois tipos de turismo, pois eles objetivam, de certa forma, o contato com a natureza. Assim, apesar de ambos poderem ter como característica a preservação ambiental, essa ideia está mais ligada ao ecoturismo, que oferece uma maior interação do turista com o espaço natural, refletindo sobre o seu papel em um meio ambiente equilibrado.

Já o turismo de aventura pretende, também, um contato com a natureza, porém envolve atividades recreativas, oferecendo diversas sensações ao seu corpo. Ou seja, aqui, a natureza vai servir como meio para um constante exercício — físico e mental.

Ficou interessado no turismo de aventura? O Brasil está cheio de lugares maravilhosos para essa prática, procure um que mais agrade a você, escolha uma boa empresa e vá se aventurar. Mas com muita responsabilidade, ok?

E aí, gostou das dicas? Está pronto para viajar? Então, leia este post e aprenda como arrumar a mala de forma correta para o ecoturismo!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!