Se você gosta de aproveitar lugares calmos e próximos à natureza durante as suas viagens, provavelmente já pensou em acampar, certo?

Esta experiência é, com toda certeza, incrível. Você se desliga da agitação da cidade, deixa os compromissos urbanos de lado, passa a se preocupar apenas com tarefas simples e curtir o momento.

Entretanto, infelizmente, existe algo que incomoda muita gente e impede que a ideia de acampar se concretize: o conforto.

Em acampamentos, as pessoas têm que montar barracas, comer comidas congeladas e levar uma quantidade absurda de bagagem para não passar fome ou ter uma noite mal dormida.

A fim de preservar a cultura do camping e evitar esses transtornos, surgiu uma alternativa inovadora e muito cômoda que une conforto e natureza. Afinal, você sabe o que é glamping?

Acampamento de luxo?

Glamour + camping. A união dessas duas palavras da língua inglesa formam o termo glamping, que é usado para referir à uma espécie de acampamento onde tudo é cheio de luxo e conforto.

Nada de barracas no chão, saco de dormir, fogueiras para assar comida e banhos gelados. Quem tira as férias para usufruir da paz da natureza em um glampig, conta com tendas elegantes e sofisticadas, camas confortáveis, banheiro, mini-cozinha e até piscinas ou hidromassagem.

É toda a hospitalidade de um hotel de luxo, só que no meio da natureza. Tudo isso, é claro, respeitando a fauna e flora e contribuindo para o desenvolvimento local.

O que é glamping e para quem ele foi criado?

Não há mistério em relação a isso. Se deseja curtir um período de romantismo, longe de tudo, com seu amor, ou quer viajar sozinho sem perder a comodidade e conforto que tem em casa, você é uma das pessoas que motivaram a origem desses acampamentos de luxo.

A prática já começou a ganhar adeptos no Brasil e desmistificou a ruralidade, trabalho e dores de cabeça envolvidos na prática tradicional de camping.

Pelo mundo, como a tendência está consolidada, existem inúmeras opções. Que tal conhecê-las?

Quais os melhores glampings do mundo?

A maioria dos glampings mais populares e buscados pelo público estão fora do país. Veja quatro deles na lista abaixo.

Natura Glamping

Um dos mais aconchegantes glampings do mundo é localizado na Serra da Gardunha, em Portugal, onde sete cúpulas de arquitetura geodésica ficam sobre um deck de madeira, proporcionando uma vista invejável do horizonte.

Azenhas da Seda

Também localizado em Portugal, o camping de luxo Azenhas da Seda dá aos visitantes o privilégio de se hospedar às margens do Ribeira da Senha, uma união de vários riachos da serra de São Mamede.

Conestoga Ranc

Digno de um cenário de filmes de bang-bang, este glamping estadunidense não tem tendas estilosas, mas sim quartos-carroças cheio de elegância. Aqui, cada acomodação tem decoração própria e o menu é de um restaurante gourmet.

Clayoquot Wilderness Resort

Este luxuoso acampamento fica no Canadá e é muito famoso por conta da possibilidade de isolamento total. São necessários vários minutos de hidroavião ou de barco para poder chegar até lá.

Apesar do Brasil estar há pouco tempo nesta tendência, já possui uma série de glampings que atraem turistas dos quatro cantos do mundo. O primeiro lugar a importar o conceito do exterior foi no Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins.

Safari Camp KORUBO

O local é de difícil acesso, mas a viagem até lá vale a pena. Tanto pelas belezas avistadas pelo caminho, quanto pelo camp.

Lá, as tendas são feitas com material mais resistente para aguentar os ventos da região e possuem pia e sanitário em cada uma delas. Já a estrutura do Cam, além das salas de banho com água quentinha, tem também um redário para relaxar e uma equipe de cozinha que prepara refeições saborosas durante toda a estadia.

Os passeios incluem atividades como canoagem, flutuação, e banhos de cachoeiras em rios de águas cristalinas.

O local fica às margens do Rio Novo e é um dos mais recomendados para conhecer a região do Jalapão.

Agora que você já sabe o que é glamping, o que acha desse novo conceito sobre acampamentos? Parece mais relaxante que a prática tradicional, não é mesmo?

Isso porque viajar ajuda fortemente a combater o estresse do dia a dia e esse propósito não deve ser ignorado. Veja mais sobre o assunto neste artigo que traz as principais razões para investir em uma viagem nas férias!


Conheça a Korubo e fique por dentro dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão. Confira nossos pacotes!

Voltar para o site Jalapão!