Cânion do Sussuapara no Jalapão: conheça e se encante

Cânion do Sussuapara no Jalapão: conheça e se encante

Guia do Jalapão

Famoso por sua beleza e paisagens de tirar o fôlego, o Jalapão é destino obrigatório para os amantes e curiosos do ecoturismo. Rica em vegetação, quedas d’água e atividades naturais, a região tem como uma das suas atrações mais surpreendentes o Cânion do Sussuapara, também conhecido como Cachoeira do Sussuapara. Conheça e se encante!

Jalapão

Um dos destinos mais requisitados do Brasil e reconhecido por suas atrações naturais, como rios com água límpida, cachoeiras, fervedouros, veredas, chapadões e muito mais, o Jalapão encanta a todos os turistas que o desbravam. A região está localizada a 300 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins, e oferece 34 mil km² de área preservada, com incríveis vistas e atividades para todos os tipos de viajantes que procuram o contato com a natureza.

Cânion do Sussuapara

Originado em meio à vereda do cerrado, com belos cenários e um ar mais “selvagem”, o Cânion do Sussuapara é uma estreita fenda caracterizada por seus paredões com 12 metros de altura e vegetação composta por plantas e musgos. Mais ao fundo, é possível se banhar em uma pequena piscina e uma cascata de cinco metros de água gelada.

Importante notar que a altura elevada das paredes rochosas impede que os raios de sol cheguem até o solo, tornando o cânion um dos locais mais frescos da região. Sem dúvida, um atrativo a mais para quem busca se refrescar no intenso calor do Norte do Brasil.

Como chegar 

O Cânion do Sussuapara está localizado a cerca de 20 quilômetros da cidade de Ponta Alta do Tocantins e pode ser acessado por meio de uma estrada de terra. O local oferece estacionamento próximo ao início da pequena trilha de apenas 100 metros que leva ao cânion. Seu trajeto não oferece grandes dificuldades, possui cascalhos no chão e é plano em sua maior parte. Apenas a descida final é um pouco íngreme. 

Curiosidades

O nome do Cânion do Sussuapara foi originado da habitação de veados-galheiros (ou veados suçuapara, com “ç”, em tupi-guarani), que povoavam a região. Atualmente, o animal quase não é mais visto por lá. Outro fato curioso é que toda a área que hoje é cercada por paredões já esteve totalmente coberta pela água. Segundo moradores mais antigos, o rio foi despejando sua areia e aterrou o poço.

Há quem diga ainda, segundo uma lenda local, que as pedrinhas brancas espalhadas pelo chão do Cânion Sussuapara, se colocadas nas fendas dos paredões, têm o poder de realizar desejos. Por isso, é bem comum ver turistas colhendo pedras para fazer pedidos. 

Conheça o Jalapão com a Korubo

Pioneira na promoção do ecoturismo no Jalapão, a Korubo é uma agência com 20 anos de experiência no mercado que oferece os melhores serviços de passeios e estadias na região. Em todas as atividades propostas, acreditamos no contato com a realidade da vida local a partir da interação com a natureza e a desconexão com a rotina das grandes cidades.

Todas as atividades oferecidas pela empresa são acompanhadas por profissionais altamente capacitados que prezam a integridade, conforto e bem-estar dos visitantes. Além de guias turísticos, contamos com equipes próprias de resgate, prontamente a postos para atuar em qualquer emergência.