Imponente ponto turístico do Tocantins, o Jalapão remete à sensação dos campos africanos. Com fervedouros, chapadões, cachoeiras, dunas de mais de 40 metros e piscinas naturais, o Jalapão é um ótimo destino para quem é amante das belezas naturais. Por isso, é importante conhecer o mapa e saber como chegar às cidades da região.
Veja abaixo como chegar ao Jalapão, as cidades próximas e dicas de pousadas!
O Jalapão é uma região de 34 mil km² e está localizado no extremo leste do Tocantins, a aproximadamente 350 km da capital do estado, Palmas. A região compreende cinco áreas de conservação, o que inclui um parque estadual.
Alguns municípios que integram o Jalapão são: Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins Mateiros e São Félix do Tocantins. Os quatro locais são portas de entrada para atrativos e passeios.
O meio mais rápido de chegar ao Jalapão é por via aérea. O aeroporto de Palmas recebe voos diretos de São Paulo, Brasília e Goiânia. Nos demais estados, é preciso fazer conexão para chegar ao aeroporto.
A partir daí, é preciso utilizar as estradas de terra do Jalapão, entrando por meio de cidades próximas. Como as estradas são acidentadas, o indicado é utilizar veículo 4×4 ou fechar um pacote de viagens com uma empresa que atue na região.
Algumas cidades dão acesso ao Jalapão. São elas:
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as cidades que levam até o Jalapão, veja algumas curiosidades do local:
Os fervedouros possuem uma característica incrível: eles fazem com que os banhistas possam flutuar na água. Isso acontece devido aos gases submersos que existem por ali, que fazem uma grande pressão contra o corpo das pessoas. Esse fenômeno natural se chama ressurgência e permite que qualquer um possa se banhar nos fervedouros, já que a pressão previne afogamentos.
Antes de ser conhecido como um local de belas vegetações e paisagens naturais, o Jalapão era mar.
É isso mesmo! Há muitos anos, tudo que existe no Jalapão era uma grande quantidade de água. Com o passar do tempo, o mar sofreu com as mudanças climáticas e se afastou, dando espaço para as belezas que podemos apreciar hoje no Jalapão.
O nome Jalapão é uma homenagem a uma flor, a jalapa-do-brasil. Essa planta é muito encontrada por lá e possui diversas propriedades medicinais. Ela é utilizada no artesanato local e para o consumo de chás, já que tem um efeito laxante, previne a prisão de ventre e ajuda na digestão e na perda de peso.
Desbrave as estradas de terra do Jalapão com a Korubo, agência de viagens da região que está há 20 anos no mercado oferecendo imersão na natureza, tranquilidade e um toque de conforto.
A agência, por meio do Safari Camp Korubo, oferece hospedagem confortável em clima sustentável, além de realizar o deslocamento desde o aeroporto.
Navegue pelo site e conheça todos os pacotes da Korubo no Jalapão!