Nada melhor que uma pausa na rotina e tirar um tempo para relaxar e ficar em contato com a natureza, não é mesmo? Fazer trilha é uma das melhores opções para isso. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que levar na mochila.
Assim, preparamos uma lista com os itens mais importantes que você não pode esquecer. Confira agora e torne a sua trilha numa viagem inesquecível e marcante!
Sem dúvida, nas atividades ao livre e de ecoturismo, usar protetor solar e repelentes é fundamental. Além disso, priorize roupas leves e de cores claras a fim de minimizar o efeito dos raios solares sobre o seu corpo. Assim, sua viagem se tornará bem mais tranquila e agradável!
Para destinos de aventura, o ideal é levar um par de roupas para cada dia. Mas, se você tiver condição de lavar a roupa, como num acampamento próximo de cachoeiras, por exemplo, ainda pode reduzir o peso de sua mochila.
Outro detalhe que faz diferença ao fazer trilha é o tipo e a qualidade do calçado. Assim, dê preferência aos tênis próprios para trilhas: aqueles com solado antiderrapante, mais firmes e confortáveis por dentro. Mas, leve um chinelo também. Pois, nos momentos de descanso, você poderá refrescar seus pés.
Em nosso país, existem rios e cachoeiras lindas e maravilhosas, não é mesmo? Porém, alguns lugares são rasos e possuem, no fundo, pedrinhas pontiagudas que machucam os pés. Então, se precisar atravessá-los, use chinelos emborrachados para não molhar seu tênis.
Ainda que verifique a previsão do tempo ao planejar uma trilha, chuvas repentinas podem ocorrer. Sobretudo, em locais úmidos como em regiões de mata Atlântica. Assim, inclua na mochila a sua capa de chuva.
Além disso, um boné ou chapéu também pode tornar as caminhadas ao sol menos desconfortáveis.
Caso o passeio seja mais longo e você for montar acampamento ou visitar grutas e cavernas, não esqueça a lanterna. E, escolha um modelo leve, compacto e eficiente. Não precisa ser cara, o importante é a funcionalidade.
Dê preferência a alimentos saudáveis: barra de cereais, sanduíches naturais e frutas, são boas opções. Um canivete multiuso pode ajudar a descascar frutas ou partir os alimentos, além de ser bastante útil em outras situações.
Hidratar-se também é fundamental: água e suco de frutas não podem faltar.
Alegria, muita disposição e pensamento positivo: esses são os requisitos básicos para uma viagem agradável, certo? Mas, suponhamos que, por alguma eventualidade, você precise de remédios, ataduras ou similares?
Então, não é necessário levar uma farmácia inteira na mochila; mas, tenha itens mínimos para fazer um curativo: antisséptico, gaze, esparadrapo e atadura para proteção.
Leve também um analgésico que tenha costume de tomar. Pois, se houver algum imprevisto, você estará preparado.
Lembre-se da importância da sustentabilidade e da preservação ambiental: leve saquinhos plásticos para trazer o seu lixo de volta.
Ainda que seja um peso a mais, será menos que o peso dos alimentos e da água que levou, não é mesmo?
Logo, são pequenos detalhes que podem fazer grande diferença na preservação da Natureza. E também é uma ação positiva que tornará sua viagem ainda melhor.
O ideal é levar pouca coisa. Mas, nem sempre é possível. Então, para evitar que o peso da mochila comprometa a sua trilha, tente equilibrar o peso dentro dela. Mas, como fazer isso? É simples e fácil. Confira!
Em trilhas leves e planas deixe itens de maior peso na parte superior. Em caminhadas que exigem mais esforço e movimentos, os itens mais pesados ficarão no meio. E, caso a trilha seja muito longa e a mochila esteja muito cheia, priorize o fundo.
Agora, se ficou alguma dúvida sobre como fazer trilha ou se tem alguma sugestão de item que não pode faltar na mochila, deixe um comentário!