Viajar para o Jalapão pode trazer relaxamento e adrenalina. Isso porque o local é cheio de atrações. E tem para todos os gostos! Uma viagem como esta é ideal para quem busca se conectar à natureza e se desligar um pouco do estresse do dia a dia.
À medida que o tempo passa, pode ser que nos sintamos cansados e desanimados, e nada melhor que uma viagem para renovar “os ânimos” e criar uma nova perspectiva.
Se você já decidiu que vai passar suas férias no Jalapão, listamos abaixo 6 atrações que você não pode deixar de visitar!
Localizado na região de Mateiros, no Jalapão, trata-se de um local que oferece a oportunidade de conectar-se à natureza. E essa conexão não está ligada apenas à paisagem: a energia do local vem de fontes alternativas.
Além disso, a difusão dos trabalhos artesanais é incentivada por meio de feiras e eventos locais.
Quer conhecer melhor a vida selvagem? O ecoturismo no Jalapão também tem essa vantagem: você visita o habitat de diversos animais silvestres e aprecia uma grande diversidade de ecossistemas.
Para complementar o respeito à natureza, o turismo local é sustentável, promovendo a conscientização para a necessidade de preservar o meio ambiente e as riquezas culturais.
O passeio de canoa percorre quase 5 quilômetros do Rio Novo. Apesar de o turista sentir-se meio arrastado para o leito em alguns pontos, o trajeto é considerado light, para nível iniciante mesmo.
Mas, não se iluda: para curtir o programa você precisa simpatizar com atividades mais radicais. Se é o seu caso, vá em frente e aproveite para pegar uma pedrinha (que aparece em algumas partes do rio) para ilustrar o seu histórico de esportes radicais.
Você já imaginou ver um poço de águas borbulhantes, como se estivessem fervendo no fogo? Pois é essa a impressão que terá ao visitar o Poço do Fervedouro, que se origina em uma nascente subterrânea.
A alta densidade e pressão da água jamais permitiram que fosse feita alguma medição para descobrir sua real profundidade: eis um grande mistério da natureza, que acontece diante dos olhos dos visitantes.
Com aproximadamente 20 metros de altura, temos a maior cachoeira do Jalapão. A boa notícia é que o local conta com uma estrutura segura, pensada exatamente para receber turistas: existe uma ponte de madeira por meio da qual é possível chegar bem perto de onde começa a queda d’água.
Entretanto, caso você opte por fazer a trilha do local, tome cuidado! Existem pontos que não contam com grade de proteção contra quedas.
A subida é íngreme, mas permite observar pedras que se assemelham a verdadeiras esculturas que, na verdade, foram desenhadas pela natureza. Entretanto, para quem tiver coragem e paciência de chegar ao topo, a visão certamente valerá os esforços.
A chegada ao ponto mais alto, o mirante permite observar a chapada, grande parte do Jalapão e o pôr-do-sol, que é um verdadeiro espetáculo à parte.
Gostou das nossas sugestões do que fazer quando viajar para o Jalapão? Entre em contato conosco e descubra mais sobre esta fantástica viagem.